quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

A Fúria dos irmãos Bogard


Fala galera! Retornando ao blog depois de um bom tempo fora, problemas pessoais, volto novamente aqui com um novo conteúdo e falando do jogo Fatal Fury do Neo Geo lançado em 1991 nos flipers.

Fatal Fury foi lançado pela SNK em 1991 para arcade e o responsável pelo jogo,Takashi Nishiyama, foi o responsável pela nova franquia, mas como assim? Ele trabalhou na Capcom criando um jogo de luta,que todos já devem saber, o primeiro Street Fighter; Depois de migrar para SNK seu objetivo foi fazer um jogo de luta diferente com uma história envolvendo vingança e foi ai que nasceu Fatal Fury.

O jogo traz os irmãos Terry e Andy Bogard, junto com seu amigo Joe Higashi, na luta contra Geese Howard que matou Jeff Bogard, pai de criação de Terry e andy. No game você escolhe entre os três personagens e luta com outros lutadores até chegar em Geese.

O game fez sucesso no Japão trazendo uma franquia nova para os jogos de luta que estavam começando a surgir naquela época. A única coisa ruim era dominar o jogo executando os comandos duros de mais, diferente da versão japonesa que era um pouco melhor.

Abaixo vou falar das versões caseiras do Mega drive e Snes feitas pela Takara e falando o bom e ruim de cada jogo, fora algumas curiosidades.


A versão do Snes




O jogo do Snes fez sua estréia em 1993 lançado pela empresa Takara que trouxe uma excelente versão do game. No jogo transportaram bem os personagens do original para o console da Nintendo com seus principais guerreiros logo de começo, Terry, Andy e Joe, no modo Story enfrentando todos os lutadores do game até a luta final contra Geese Howard.

Os gráficos ficaram parecidos com o original mantendo a proporção de estar jogando a versão arcade, só impressão. Apenas teve algumas diminuição dos sprites dos rostos dos personagens na apresentação antes da luta; som manteve algumas partes músicais iguais do arcade com as falas dos lutadores mantidas e efeitos muito bons.

Agora na jogatina devo dizer que tem vezes que funciona de boa, mas acaba sendo meio travada por alguns momentos, como a cpu dando muitos sopapos, e você não podendo acertar direito o inimigo mesmo metralhando o botão. Isso fica bem sentido nesse momento até nos golpes especiais não se salva. Talvez com um tempo jogando mais o jogo. Uma pena apenas em não ter um modo versus contra todos os lutadores do jogo para dois porque o jogo ficou apenas no modo 2 contra 1. Mas estão todos os lutadores do jogo e uma fase bônus em que deve socar uns pneus.






Jogo: Fatal Fury

Console: Snes

Gênero: Luta

Ano de lançamento: 1993

Fabricante: Takara

Jogadores: 1 ou 2



Versão do Mega drive



O Megão teve sua versão não ficando de fora não e sim mostrando como um console de 16bits é. Lançado Também em 1993 pela Takara o jogo ficou um pouco melhor no console da Sega com um ótimo som das músicas, efeitos especiais e vozes que tem um bom destaque mais nessa versão do Mega.

Gráficos ficaram show de bola com os mesmos esquemas da versão do Snes que cada round corresponde a o dia de manhã, tarde e noite. Os personagens ficaram um pouco maiores na tela antes de começar a luta. A jogatina está bem melhor aqui com mais eficiência em aplicar os golpes normais como especiais respondem muito bem, mesmo com um pouco de paciência de se acostumar com o jogo, nas execuções dos golpes estão bons. Ainda falando mais na possibilidade de jogar em dois jogadores e escolher todos os lutadores do jogo, sem ser aquele modo de jogar 2 x 1 na versão Snes. Além do modo principal e dois jogadores pode tirar um contra a cpu ou vê-la tirando um contra com outro controlado por ela.

No jogo do Mega parece que se saiu melhor, mas nem tudo são flores pois aqui faltam dois lutadores Hwa Jay e Billy Kane. Outras coisas ficaram de fora como a fase bônus e os pontos no jogo que não tem. Acho que tudo isso foi para o melhoramento do game no console da Sega para mostra do que é capaz.






Jogo: Fatal Fury

Console: Mega drive

Gênero: Luta

Ano de lançamento: 1993

Fabricante: Takara

Jogadores: 1 ou 2


Curiosidades

Versão Snes

Quando você derrota o seu oponente  não mostra o rosto do oponente derrotado. Somente quando você perde ai aparece seu rosto arrebentado e da cpu normalmente.

Não tem um modo para jogar contra todos os lutadores do jogo no modo dois jogadores logo de cara.

Antes de cada luta aparece um tela preta escrita Waiting! Na verdade é um pequeno loading que tem no jogo.

Versão Mega drive

O jogo não tem os lutadores Billy kane, Hwa Jay, bônus stage e nem os pontos marcados no final das lutas. Isso tudo pode ser por causa da memória da fita do Mega para fazer um jogo bem melhor que a do Snes.

Na luta pode mudar de plano de um lado para outro, tanto como se esquivar como lutar também.

Versão do Acade

No Japão o game se chama Garou Densetsu, A Lenda dos Lobos famintos, e nas américas Fatal Fury.

O nome do jogo antes se chamaria Real Bout, mas deixaram para Fatal Fury. Mais para frente foi usado em outras versões se chamando Real bout fatal fury.

Os lutadores Joe Higashi e Michael Max seriam uma copilação de Adon e Balrog do Street fighter.

O mestre Tung Fu Rue foi inspirado no mestre Kame do anime Dragon Ball.

A jogabilidade da versão japonesa é melhor que o jogo americano que é bem travado.