segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mega drive

  Olá! bem vindo ao post que é obrigatório no blog, eis que vamos falar sobre o console de 16bits da Sega que fez muita sua fama aqui no Brasil e ainda é fabricado contando seus acessorios, jogos e muito, muito mais.

  O console de 16bits da Sega surgiu em 29 de Outubro de 1988 para superar a Nintendo com seu Nes e o Master system que já estava perdendo um pouco do brilho e sendo mais poderoso o Mega drive trazia jogos com melhor gráficos, som e jogabilidade bem melhores e igualando-se ao console rival da Nintendo o Super nintendo (Snes). Depois foi lançada a versão americana do console em 14 de Agosto de 1989 com outro nome chamado Genesis e depois de 1 ano foi lançado na Europa em 30 de Novembro 1990 com o nome original Mega drive.


  O Mega drive quando surgiu possuía seus próprios jogos e softhouses que ajudavam a aumentar sua biblioteca como Konami, Capcom, Hudson, Tecnosoft, Namco e a Eletronic Arts (ou EA) trouxeram grandes jogos para ele como Street Fighter, Tartarugas ninja, Bomberman, Road rash, Fifa soccer e outros que não caberia mais quem já jogou e conheceu os jogos do Mega drive, sabe o que estou falando. Não só esses como os antigos que surgiram com ele como Altered beast, Burning force, o Castle of illusion com Mickey Mouse ou o Moonwalker com Michael Jackson que faziam que o mega rendesse muitas vendas trazendo jogos com ação e diversão e claro se não falaria dele o mascote que foi um dos maiores sucessos que rendeu muitas vendas, Sonic The Hedgehog.

  O problema foi bem no Japão em que o Mega drive não teve muito sucesso (provavelmente pela falta dos Rpgs) Mas nos outros países a história foi diferente como na Europa e o Brasil em que a Tec toy lançou-o no mercado faturando 75% no mercado brasileiro.

  No mercado ainda quando o Mega drive estava sendo lançado a Sega precisava de um mascote que fosse totalmente diferente com a da rival Nintendo foi ai que surgiu as primeiras ideias Haynao Nakayama um estrategista meticuloso montou uma equipe e analisaram tudo sobre o mascote da Nintendo o que fazia ele famoso. A ordem dele era criar um mascote que fosse tudo o que o mario não era e fácil de reconhecer e a ideia foi Toe jam & Earl. Nakayama gostou mais teve 2 problemas? os 2 personagens recém criados eram muito tranquilos e outra eram americanos demais em sua personalidade foi ai que ele constatou um grupo com Naoto Oshima e Yuji Naka. Graças a Yuji o novo personagem foi criado e estabeleceu uma nova regra em jogos em que o personagem corria e se transformava em uma bola para destruir inimigos e escapar de armadilhas, ele era azul que nem o logo da própria empresa, um porco espinho bem carismático que conquistou muitos e ainda conquista, nada mais que o Sonic o novo e super mascote que fez render muito Sega até nos tempos de hoje.


  Já falando agora nos tempos depois do lançamento do Mega drive ele ainda tinha suas versões novas lançada com diferenças muito diferenciadas no próprio console em modificações como o Mega drive 2 em que na versão japonesa era a versão 3 da americana e aqui o 2 só mudava o nome. Depois saiu a versão 3 que na verdade era o Mega 2 japonês e mais tarde com diferentes versões nos jogos e o novo controle de 6 botões o Mega foi se popularizando pela grande concorência da Nintendo com o Super nintendo porque na época entre 94 a 97 era muito disputado pelas grandes produtoras em seus diversos games lançados.


  As versões de Mega drive eram muitas como a primeira versão que trazia o Altered beast que era muito boa. Depois saiu a versão do Sonic na caixa que fez com que as vendas aumentasse muito por causa do ouriço azul. As versões do Mega 3 foi como essa na foto em que trazia o Sonic 2 outro grande lançamento que fez sucesso, outras versões foram lançadas diferentemente com jogos como o Street fighter 2 special champion edition com controle de 6 botões que esse por ultimo começou a vim no pacote dos demais lançamentos como Fifa soccer, Mortal kombat 2 e 3, Eternal champions e outros.

  Outra coisa que chamava atenção do Mega foi seus periféricos como o adaptador de jogos de Master system só para a versão 1 do Mega, o mega net que tinha como entrar na net e ver revistas, e-mail e outras coisinhas que teve duas versões sendo que na segunda versão dava para jogar online com outro competidor na net. Outros foi lançado como o Sega cd (Mega cd na versão japonesa) em que colocava o Mega drive junto de um Drive de CD-Rom com jogos feitos para ele e diferente da versão japonesa trazendo gráficos e sons incríveis com filmes e interatividade de jogos como o Tomcat alley, jogo de simulação muito bom. O 32X que transformava o Mega num 32bits com jogos em boa qualidade chegando a rodar grandes títulos como o Virtua fighter e Mortal kombat 2, tinha uma versão nova chamada Mega CDX em que reunia o Megadrive e Sega CD juntos fora que ele virava um tocador de Cds portátil, outros periféricos que vou citar mais abaixo da matéria.




  O mega drive parou suas produção em 2000 não possuindo mais força para os novos consoles modernos, mais a Tec toy não parou e resolveu lançar o Mega drive aqui no Brasil fazendo a continuação e fabricação do aparelho trazendo várias versões e modelos diferenciados como o Mega drive com guitar hero e até um portátil muito melhor que o Nomad o Md play.

  O Mega drive ainda faz muita gente ter saudades de seus jogos memoráveis e ainda continua a trazer essa saudosa lembrança que fez no passado o console de 16bits que é, mesmo muitos possuindo emuladores para jogar no PC como o Gens e o Fusion que são ótimos emuladores, não são como jogar no próprio console isso porque ele trazia uma coisa bem diferente para nós, era ligar o console na TV pela antena, sintonizar o canal, colocar o cartucho e ligar o Mega para começar a diversão e nisso era bem nostálgico coisa para muitos amantes de games e fãs do Mega era muito bom.

Periféricos:

- Adaptador de master system.









- Activator era um acessório que fazia com o jogador interagir no circulo com sensores que captavam os movimentos usado no jogo, não emplacou muito.



- Arma lethal enforcers era a arma para jogar o jogo Lethal enforcers, o jogo vinha incluído na embalagem versão japonesa.







- Menacer é outra arma só que podia ser desmontada e apesar de grande era meia desajeitada, vinha com 6 jogos de tiro na embalagem.








- OMulti-play era para jogos em mais de duas pessoas e servia para conectar mais controles nele para interagir.









- Interactor é um acessório que faz você colocar um colete que faz sentir pancadas do jogo no próprio corpo. Besteira...







- TeeVgolf era um taco de golf que servia para jogar jogos de golfe.







Especificações:


CPU - Motorola MC68000

Frequência de clock- 7,68 MHz

Barramento- 16 bits

GPU:

- 512 cores disponíveis e 4 paleta de 16 cores cada

- Ram de video 64Kbytes

- Resolução de 256 x 224 / 320 x 224 pixels

- 80 sprites simultâneos

- 2 layers scrolls

Áudio:

- Yamaha YM 2612

- Audio estério sendo 5 FM, 1PCM, 4PSG

- Memoria rom para som 8 Kbytes

- 10 canais de som

Midia:

- Cartucho com capacidade de 1 Megabyte




Nenhum comentário:

Postar um comentário