O console de 16bits da Sega surgiu em 29 de Outubro de 1988 para superar a Nintendo com seu Nes e o Master system que já estava perdendo um pouco do brilho e sendo mais poderoso o Mega drive trazia jogos com melhor gráficos, som e jogabilidade bem melhores e igualando-se ao console rival da Nintendo o Super nintendo (Snes). Depois foi lançada a versão americana do console em 14 de Agosto de 1989 com outro nome chamado Genesis e depois de 1 ano foi lançado na Europa em 30 de Novembro 1990 com o nome original Mega drive.
O Mega drive quando surgiu possuía seus próprios jogos e softhouses que ajudavam a aumentar sua biblioteca como Konami, Capcom, Hudson, Tecnosoft, Namco e a Eletronic Arts (ou EA) trouxeram grandes jogos para ele como Street Fighter, Tartarugas ninja, Bomberman, Road rash, Fifa soccer e outros que não caberia mais quem já jogou e conheceu os jogos do Mega drive, sabe o que estou falando. Não só esses como os antigos que surgiram com ele como Altered beast, Burning force, o Castle of illusion com Mickey Mouse ou o Moonwalker com Michael Jackson que faziam que o mega rendesse muitas vendas trazendo jogos com ação e diversão e claro se não falaria dele o mascote que foi um dos maiores sucessos que rendeu muitas vendas, Sonic The Hedgehog.
O problema foi bem no Japão em que o Mega drive não teve muito sucesso (provavelmente pela falta dos Rpgs) Mas nos outros países a história foi diferente como na Europa e o Brasil em que a Tec toy lançou-o no mercado faturando 75% no mercado brasileiro.
No mercado ainda quando o Mega drive estava sendo lançado a Sega precisava de um mascote que fosse totalmente diferente com a da rival Nintendo foi ai que surgiu as primeiras ideias Haynao Nakayama um estrategista meticuloso montou uma equipe e analisaram tudo sobre o mascote da Nintendo o que fazia ele famoso. A ordem dele era criar um mascote que fosse tudo o que o mario não era e fácil de reconhecer e a ideia foi Toe jam & Earl. Nakayama gostou mais teve 2 problemas? os 2 personagens recém criados eram muito tranquilos e outra eram americanos demais em sua personalidade foi ai que ele constatou um grupo com Naoto Oshima e Yuji Naka. Graças a Yuji o novo personagem foi criado e estabeleceu uma nova regra em jogos em que o personagem corria e se transformava em uma bola para destruir inimigos e escapar de armadilhas, ele era azul que nem o logo da própria empresa, um porco espinho bem carismático que conquistou muitos e ainda conquista, nada mais que o Sonic o novo e super mascote que fez render muito Sega até nos tempos de hoje.
Outra coisa que chamava atenção do Mega foi seus periféricos como o adaptador de jogos de Master system só para a versão 1 do Mega, o mega net que tinha como entrar na net e ver revistas, e-mail e outras coisinhas que teve duas versões sendo que na segunda versão dava para jogar online com outro competidor na net. Outros foi lançado como o Sega cd (Mega cd na versão japonesa) em que colocava o Mega drive junto de um Drive de CD-Rom com jogos feitos para ele e diferente da versão japonesa trazendo gráficos e sons incríveis com filmes e interatividade de jogos como o Tomcat alley, jogo de simulação muito bom. O 32X que transformava o Mega num 32bits com jogos em boa qualidade chegando a rodar grandes títulos como o Virtua fighter e Mortal kombat 2, tinha uma versão nova chamada Mega CDX em que reunia o Megadrive e Sega CD juntos fora que ele virava um tocador de Cds portátil, outros periféricos que vou citar mais abaixo da matéria.
O mega drive parou suas produção em 2000 não possuindo mais força para os novos consoles modernos, mais a Tec toy não parou e resolveu lançar o Mega drive aqui no Brasil fazendo a continuação e fabricação do aparelho trazendo várias versões e modelos diferenciados como o Mega drive com guitar hero e até um portátil muito melhor que o Nomad o Md play.
O Mega drive ainda faz muita gente ter saudades de seus jogos memoráveis e ainda continua a trazer essa saudosa lembrança que fez no passado o console de 16bits que é, mesmo muitos possuindo emuladores para jogar no PC como o Gens e o Fusion que são ótimos emuladores, não são como jogar no próprio console isso porque ele trazia uma coisa bem diferente para nós, era ligar o console na TV pela antena, sintonizar o canal, colocar o cartucho e ligar o Mega para começar a diversão e nisso era bem nostálgico coisa para muitos amantes de games e fãs do Mega era muito bom.
Periféricos:
- Adaptador de master system.
- Activator era um acessório que fazia com o jogador interagir no circulo com sensores que captavam os movimentos usado no jogo, não emplacou muito.
- Arma lethal enforcers era a arma para jogar o jogo Lethal enforcers, o jogo vinha incluído na embalagem versão japonesa.
- Menacer é outra arma só que podia ser desmontada e apesar de grande era meia desajeitada, vinha com 6 jogos de tiro na embalagem.
- OMulti-play era para jogos em mais de duas pessoas e servia para conectar mais controles nele para interagir.
- Interactor é um acessório que faz você colocar um colete que faz sentir pancadas do jogo no próprio corpo. Besteira...
- TeeVgolf era um taco de golf que servia para jogar jogos de golfe.
Especificações:
CPU - Motorola MC68000
Frequência de clock- 7,68 MHz
Barramento- 16 bits
GPU:
- 512 cores disponíveis e 4 paleta de 16 cores cada
- Ram de video 64Kbytes
- Resolução de 256 x 224 / 320 x 224 pixels
- 80 sprites simultâneos
- 2 layers scrolls
Áudio:
- Yamaha YM 2612
- Audio estério sendo 5 FM, 1PCM, 4PSG
- Memoria rom para som 8 Kbytes
- 10 canais de som
Midia:
- Cartucho com capacidade de 1 Megabyte
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