Chamado "Projeto Mercúrio" durante o seu desenvolvimento, o Game Gear foi lançado inicialmente no japão, em 6 de outubro de 1990. Na América do norte e no Brasil foi lançado em 1991, e na Europa e na Autrália foi lançado em 1992.
O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas o Game Gear leva vantagem por possuir uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som stéreo. O Game Gear inclusive contém um modo de compatibilidade com o Master System, permitindo a execução dos seus jogos através de um adaptador (pois o tamanho dos cartuchos é diferente), mas não sendo possível o contrário, devido a citada maior paleta do Game Gear.
Versão da Coca Cola lançada exclusivamente no Japão |
Mesmo sendo um portátil, o Game Gear ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente, o que dificultava seu transporte.
A necessidade de 6 pillhas AA para fazê-lo funcionar;
A tela possui iluminação interna que consome muita energia, acabando com as pilhas com poucas horas de uso;
O Game boy foi lançado um ano antes e já havia ganhado boa parte do mercado, com uma disponibilidade muito maior de jogos.
Tudo indicava que o portátil da Nintendo iria ser destronado com facilidade...
Mas parece que a Sega não tinha aprendido a lição, pois o Game Gear padeceu dos mesmos problemas que fizeram com que o Master System afundasse diante do NES: falta de bons e criativos jogos de outras fabricantes e marketing inadequado. Na época do lançamento do Game Gear, a Sega voltou toda sua atenção na disputa do mercado de 16 bits entre Genesis e Super Nintendo, deixando o suporte ao portátil às traças... Mais uma vez, a companhia viu morrer lentamente um grande console em suas mãos.
Apesar de não fazer nem cócegas à supremacia do GameBoy, o Game Gear não pode ser considerado um fracasso comercial. Ele sustentou a segunda posição no mercado de portáteis durante os seus anos de vida, e mais de 250 jogos foram produzidos para ele. Alguns muito bons por sinal.
Em relação aos acessórios, os usuários do Game Gear não tiveram do que reclamar. O mais famoso deles foi o adaptador que permitia aceitar jogos do Master System. Tivemos também o sintonizador de TV e rádio, que mais tarde parou de ser produzido por problemas legais; o ampliador de imagens e o cabo para linkar 2 portáteis para travar batalhas com amigos possuidores do mesmo cartucho.
O Game Gear parou de ser fabricado em 1997 em todo o mundo, e agora só vive nas lembranças dos fãs e nos emuladores do portátil que se espalham por toda a Internet.
A ultima versão lançada no Japão do Virtua Fighter anime exclusivo. |
Especificações
Processador central: Zilog Z80 de 8-bit rodando a 3.6 MHz.Memória: 8 KB RAM
Cores disponíveis: 4.096.
Resolução: 256 x 192 pixels.
Tela: aproximadamente 8 centímetros de comprimento, com iluminação interna.
Máximo de cores ao mesmo tempo: 512.
Tamanho dos sprites: 8 x 8.
Áudio: 4 Canais Mono
Limite máximo de sprites na tela: 64
ue tive um desse ,,q saldade
ResponderExcluir