sexta-feira, 20 de julho de 2012

Saudosa era 8 bits

  Fala galera! Estou muito atarefado com muitas coisas ultimamente pois estou de mudança e ainda uma nova criança chegando então acabo não fazendo muitas postagens sobre os jogos no blog, mas não se preocupem pois posso demorar para postar mais o blog ainda estará ativo ok. Bem pessoal estou trazendo Golden axe o jogo medieval para nosso master system que é bem conhecido pela galera que jogou muito fliperama e claro o mega drive que possui além dessa versão a segunda e terceira que são exclusiva para ele.

  Como todos sabem o reino de Yuria é um mundo onde é cheio de seres como feiticeiros, guerreiros, seres e claro o mal que acaba de surgir com um único nome: Death Adder um poderoso guerreiro das trevas que rapta o rei e sua filha fora que ainda ele se apossa do machado de ouro que dá um poder ilimitado a aquele que for o possuidor se tornando mais poderoso. Para seu azar surge Ax battle para lutar contra ele e seus seguidores, um bárbaro que tem grandes habilidades e força para acabar com death Adder e salvar o rei, sua filha e o reino de todo esse mal de trevas.

  O game é o mesmo do mega drive mais como foi lançado para uma plataforma inferior, o 8 bits, não vai encontrar muita coisa igual ao mega drive não. Primeiro lugar o jogo foi reduzido de personagens pois não tem o anão Gillius Thuderhead e nem a amazona Tyris flare por causa da memoria do jogo para o console, mas isso não significa que você não poderar usar as magias desses pois poderá usar sim. Os movimentos estão bem rápidos e movimentação do Ax está ótima porque ele responde bem aos movimentos do jogador. As magias são muito legais pois a tela escurece e ver a magia sendo executada, um pouco diferente da versão arcade e mega como os botões eram 3 o master para usar a magia tem que apertar 1 e 2 juntos para ser executado, outra e as magias que são classificadas como:

Earth: é a magia original de Ax que tem um poder mediano.

Fire: muito forte e poderosa mais difícil carregar ele por completo.

Thunder: essa por ultimo é rápida para carregar mais fraca para derrotar os inimigos.


  Nos gráficos podem notar que ficou bem parecido mais com o arcade porque no fundo dá para notar o pântano nas arvores e algumas outras coisas bem mais parecida com o mega drive também. As magias dão um show a parte com os mesmos efeitos somente claro na hora em que a tela escurece dando um tom de que vem algo poderoso para destruir tudo. Não somente nisso mas o jogo tem um ar mais sombrio porque na tela de apresentação aparece Ax o machado nas costas, no fundo uma parte preta depois aparecendo as letras em vermelho e branco totalmente diferente do arcade e mega até a tela na hora de escolher as magias é diferente.


  O som está igual com algumas mudanças nos efeitos como agora se derrotar os inimigos não tem mais o grito de sendo derrotado, nas músicas continua a mesma com outra qualidade até boa de ouvir mas não perdendo e sim mantendo o mesmo do arcade.

  Bem a diversão fica boa pelo bom trabalho em fazer o game para 8 bits da Sega sendo trabalhados os gráficos que mesmo não tendo um excelente qualidade ficou boa, na jogatina ficou rápida com bons movimentos claro que cortaram 2 personagens e não tem opção para um segundo jogador mas jogando o game em todas as fases ele é igual ao mega drive, som com pouca qualidade mas tendo as presenças um pouco iguais nas músicas e por fim se o game vale a pena, sim vale pela por ser clássica mesmo com poucas coisas ele vale sim.


Console: Master system

Jogo: Golden axe

Gênero: Beat'n up

Ano de lançamento: 1989

Fabricante: Sega

Jogadores: 1


Nota: 6,5

Baixe o jogo no link: 4shared

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Os manuais diminuiram da época antiga para cá?

  Fala galera! Estou ultimamente muito ocupado com outros projetos mais hoje consegui um tempo para postar alguma coisa bem interessante que é o que vem dentro das embalagens dos consoles de hoje? Bem isso é mais um direta para a empresa Tectoy pois sabemos que ultimamente a empresa fez muitas modificações nos consoles da Sega como Master systeme e mega drive deixando-os muito estranhos e com pouca coisa mais vamos lá.

  A tempos atrás quando os consoles de games eram muito caros e as vezes difíceis para comprar era necessário pesquisar muito preços em várias lojas de brinquedos e eletrônicos, mesmo assim nós conseguíamos um console que logo estaria na sua casa pronto para ser ligado e se divertir muito mais muitão mesmo. Quando conseguia a nossa preciosidade não via a hora de chegar em casa e abrir, bem no meu caos vou contar a partir do Master system 3 que foi meu primeiro console.

  Bem chegando em casa eu estava doido para abrir minha caixa e ver o que tinha dentro dele, como ele era, o controle, brindes ( na época havia algum dentro da caixa do console), e imagine tudo que seria um mundo que você acaba de entrar mas antes sabemos que as caixas de antigamente tinha muitas coisas que hoje muitos consoles de uma certa empresa so manda a caixa, console, controle e um papel dobrado dizendo que é manual : ( . Continuando ao chegar em casa eu já via alguns jogos antes na caixa e já imaginava que logo eu estaria jogando esses games incríveis e quando cheguei abri a caixa e logo vi tudo embrulhado, ajeitado para nada ficar fora ou bagunçado, outra foi que as coisas estavam dentro de um papelão bem ajeitado para o console não correr o risco de bater em qualquer lugar.
Os manuais tinham muita informações na época como essa de como colocar o cartucho.

Imagem de como era as funções num jogo seguindo o manual.

  Logo fui tirando as coisas dele que foi o controle muito bom quando peguei-o, tirei a caixinha que ligava na TV com um cabo junto o famoso RF, depois tirei uma par de papeis que tinha o manual de instruções com umas 20 paginas, outro era o manual do game com quase 30 paginas, um papel com autorizadas em vários lugares do país, outro era de um club para ser sócio para receber jornais com informações, um papel enorme que nada mais era o catalago de jogos e acessórios do console e para terminar um kit de brinde, é isso mesmo, contendo uma caneta, camiseta e adesivo. Isso tudo que eu falei vinha na caixa porque antigamente quando era lançado algum console eles vinham com alguns brindes para terem um maior venda de qual console de uma empresa de games concorrente sairia melhor no mercado.

  No caso de manuais isso acabou ficando no esquecimento, não que todo mundo seja burro e não saiba jogar um jogo ou ligar um console mais era essencial que viesse com o console, fora outras coisas como assistência e os catalagos que acabaram sumindo.
Manual do master portátil que é apenas isso, um papel. Vergonha heim!

  Hoje em dia as coisas mudaram muito daquela época como os games e tudo mais. Falo isso porque vamos analizar uma coisa pois antigamente era possível ver um manual com mais ou menos 20 paginas porque além de haver muitas informações era possível tirar dúvidas de erros como se não ligasse, se a imagem não aparece, se o controle está funcionando isso era os exemplos mas vai ver agora uma versão nova de algum console da própria Tectoy e verá um simples folheto com uma imagem mostrando o console e na parte de trás a garantia, somente isso podia ver como houve a evolução e achei muito ridículo pois em vez de melhorar acabou piorando.

  Bem galera é bom saber disso como foi os bons tempos de como eram os games e a quantidade de coisas que vinham se achar que estou falando muito pergunta para alguém que teve algum console antigo e o que vinha de conteúdo dele. É possível perceber que somente a nova geração de games vem muitas coisas de informações como várias paginas com 2 ou 3 linguas diferentes, manuais bem explicativos, assistência e outras mais. Aqui estou mais falando é da antiga geração que hoje outras empresas tentam imitar vendendo consoles com placas do tamanho de um minigame e jogos emulados.