segunda-feira, 1 de agosto de 2011

MD play Tec Toy


MD Play, o Mega Drive de bolso da Tectoy.

  Em meio a lançamentos que causam desânimo nos jogadores mais sérios, dessa vez a Tectoy acertou, pelo menos em vários aspectos.
  MD Play pode não alcançar as espectativas dos jogadores mais puritanos, já que há tempos o hardware do Mega Drive original deixou de estar presente nas inúmeras e mais variadas versões do console, e em seu lugar, uma emulação que por muitas vezes põe em dúvida a qualidade dos seus jogos.
  Vamos agora conhecer os prós e contras desse pequeno aparelho que vem despertando o interesse de muitos jogadores das antigas e entusiastas dos jogos dos anos 80 e 90.

Emulação gráfica

  De um modo geral, faz bem o seu papel. Na maioria dos jogos, não há falhas gráficas. Alguns poucos jogos apresentam pequenos bugs gráficos, que não chegam a estragar a jogatina, mas podem incomodar os mais exigentes. Panorama Cotton é um exemplo, apresenta falhas nos menus. Virtua Racing, como era de se esperar, nem mesmo funcionou. Já jogos que exigentes como Golden Axe III, Alien Soldier e Streets of Rage 3 funcionaram sem problemas.


Emulação do som

  A parte controversa da história. Para os fãs mais árduos e aficcionados no 16 bits da Sega, nota-se um diferença e/ou uma falta de um detalhe aqui e acolá em grande dos jogos. Na maioria dos jogos testados, a diferença é sutil, não chega a atrapalhar, mas por outro lado alguns poucos ficam com o som diferente, lembrando o Master System. Devemos ainda lembrar que o som do aparelho é mono.
   De um modo geral, não atrapalha a diversão (a menos que você seja um exigente puritano).

Design e pegada do pequeno portátil

  Levando-se em conta do sua versão européia (Gopher), não saberia dizer se o design é da Tectoy, mas uma coisa é certa: Fizeram um ótimo trabalho. A combinação das duas cores (preto e laranja) ficou muito boa.
  A pegada do aparelho, à despeito da disposição dos botões em posição tranversal um pouco duvidosa, pode-se dizer que é muito boa e eficiente. O direcional, pequeno, também se saiu muito bem nos mais variados jogos. Jogando Super Street Fighter com o Zangief, tirei a prova de ouro: Os pilões saem com muita, muita facilidade.
   O start/pause se localiza acima do botão Z, ficando muito prático para acioná-lo. O botão do menu está muito bem colocado acima do direcional. É bom ressaltar que os botões 'menu' e 'start/pause' são botões baixos e de clique, evitando um acionamento indesejado.
   Controle de volume, saída AV, entrada de SD Card e USB se localizam na parte de cima.


Muito leve e fino, e com um design bonito,

Os 6 botões e 'start/pause'

SD Card, saída para TV e autonomia da bateria

   O suporte ao SD Card é o grande e indiscutível trunfo do aparelho.
Por ele é possível jogar praticamente toda biblioteca do Mega Drive! Se fosse pelos apenas 20 jogos da memória, seria apenas mais um console medíocre como saem aos montes pelo mundo, mas com esse suporte, podemos desfrutar dos maiores clássicos do console!
   Basta criar uma pasta na raiz do cartão chamada 'GAME' e colocar roms em formato .BIN e pronto! A alegria estra completa!

Lista dos jogos pré-instalados:

Alex Kidd
Alien Storm
Altered Beast
Arrow Flash
Columns 3
Crack Down
Decap Attack
Mean Bean Machine
Ecco the Dolphin
Ecco Junior
E-Swat
Flick
Gain Ground
Golden Axe
Jewel Master
Kid Chameleon
Shadow Dancer
Shinobi 3
Sonic & Knucles
Sonic Spinball

Dica: Quando for colocar algum jogo no SD Card, evitar nomes com ponto (.) no meio do título, pois o que vier depois dele não aparecerá, por exemplo:
'MR. Nutz' - no menu ficaria apenas 'MR'
   É bom evitar deixar os nomes dos arquivos muito grandes, pois também não caberão no menu e aparecerão cortados.

    A jogatina na TV se mostrou muito eficiente, e mesmo com o som mono, parece haver uma pequena melhoria. Na TV, os gráficos parecem perder ligeiramente um pouco da ótima definição vista no LCD, mas longe de ser algo que atrapalhe a jogatina.


    A bateria tem uma boa autonomia, dura cerca de 5 horas, é carregável na tomada ou via computador e dá pra jogar com folga no trem, no ônibus, no banheiro, na fila do consutório ou menos no sofá, enquanto sua mãe está assistindo aquela chata novela das oito.

Resumo Geral

   Se você é fã ou entusiasta do sistema e não dispensa uma jogatina longe de casa ou mesmo adora jogar em portáteis, MD Play atende às espectativas, trazendo muita diversão e nostalgia, e por um preço bem acessível em torno de R$ 149,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário