quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

O portátil da Sega "Game gear".

    Chamado "Projeto Mercúrio" durante o seu desenvolvimento, o Game Gear foi lançado inicialmente no japão, em 6 de outubro de 1990. Na América do norte e no Brasil foi lançado em 1991, e na Europa e na Autrália foi lançado em 1992.

    O Game Gear é considerado por muitos um Master System portátil, pela semelhança técnica entre os dois aparelhos. Mas o Game Gear leva vantagem por possuir uma paleta de 4096 cores (512 podem ser usadas ao mesmo tempo) e som stéreo. O Game Gear inclusive contém um modo de compatibilidade com o Master System, permitindo a execução dos seus jogos através de um adaptador (pois o tamanho dos cartuchos é diferente), mas não sendo possível o contrário, devido a citada maior paleta do Game Gear.

   Mesmo possuindo especificações técnicas superiores em comparação ao Game Boy, o Game Gear não conseguiu conquistar o mercado esperado por diversos fatores, dentre os quais destacam-se:

   Mesmo sendo um portátil, o Game Gear ainda era muito grande em comparação ao seu concorrente, o que dificultava seu transporte.

  A necessidade de 6 pillhas AA para fazê-lo funcionar;

  A tela possui iluminação interna que consome muita energia, acabando com as pilhas com poucas horas de uso;

Versão da Coca Cola lançada exclusivamente no Japão
   O Game boy foi lançado um ano antes e já havia ganhado boa parte do mercado, com uma disponibilidade muito maior de jogos.

   Tudo indicava que o portátil da Nintendo iria ser destronado com facilidade...

   Mas parece que a Sega não tinha aprendido a lição, pois o Game Gear padeceu dos mesmos problemas que fizeram com que o Master System afundasse diante do NES: falta de bons e criativos jogos de outras fabricantes e marketing inadequado. Na época do lançamento do Game Gear, a Sega voltou toda sua atenção na disputa do mercado de 16 bits entre Genesis e Super Nintendo, deixando o suporte ao portátil às traças... Mais uma vez, a companhia viu morrer lentamente um grande console em suas mãos.

   Apesar de não fazer nem cócegas à supremacia do GameBoy, o Game Gear não pode ser considerado um fracasso comercial. Ele sustentou a segunda posição no mercado de portáteis durante os seus anos de vida, e mais de 250 jogos foram produzidos para ele. Alguns muito bons por sinal.


   Em relação aos acessórios, os usuários do Game Gear não tiveram do que reclamar. O mais famoso deles foi o adaptador que permitia aceitar jogos do Master System. Tivemos também o sintonizador de TV e rádio, que mais tarde parou de ser produzido por problemas legais; o ampliador de imagens e o cabo para linkar 2 portáteis para travar batalhas com amigos possuidores do mesmo cartucho.




   O Game Gear parou de ser fabricado em 1997 em todo o mundo, e agora só vive nas lembranças dos fãs e nos emuladores do portátil que se espalham por toda a Internet.

A ultima versão lançada no Japão do Virtua Fighter anime exclusivo.

Especificações

Processador central: Zilog Z80 de 8-bit rodando a 3.6 MHz.

Memória: 8 KB RAM

Cores disponíveis: 4.096.

Resolução: 256 x 192 pixels.

Tela: aproximadamente 8 centímetros de comprimento, com iluminação interna.

Máximo de cores ao mesmo tempo: 512.

Tamanho dos sprites: 8 x 8.

Áudio: 4 Canais Mono

Limite máximo de sprites na tela: 64

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