quinta-feira, 4 de julho de 2013

Phantom system

    Fala galera! Estou aqui para uma reportagem muito boa de um console que marcou época o Phantom System console lançado em 1988 aqui no Brasil.

    O Phantom System foi o primeiro console brasileiro clone do Nintendo Entertainment System , lançado pela empresa Gradiente e compativel com os cartuchos desse sistema. Esse video game, portanto, é considerado um clone do Nes pelos mesmos aspectos técnicos. A Gradiente lançou-o numa época em que a Nintendo não mostrava interesse em lançar seu console no paìs o Brasil. Assim a Gradiente aproveitou o lançamento do Phantom System a atender uma demanda crescente de uma comunidade de jogadores de videogames ávidos por novas tecnologias de jogos eletronicos, já saturados com os antigos jogos do Atari 2600. O Phantom System acabou se tornando, dessa forma, o clone do Nes mais popular do pais.


    O Phantom System possuindo a mesma plataforma 8bits da Nintendo, usava uma entrada para cartuchos de 72 pinos (padrão americano). Era possível no entanto, utilizar cartuchos de 60 pinos (padrão japonês) com o uso de um adaptador. O Phantom System tinha um gamepad bem parecido com ao modelo usado pelo Sega Mega Drive, outro era uma pistola para jogar games de tiro que era adquirida fora da compra do console, geralmente o consumidor levava, na hora da compra, um cartucho junto com o console. Os jogos que acompanhavam junto com o console podiam ser tanto Ghostbusters, Super pitfal, Gautlet e Predator.

   Na realidade, a Gradiente tinha planos para lançar no Brasil o console Atari 7800, mas vendo o diminuir o interesse do publico sobre os jogos de atari e dos clones do Nes, com o lançamento do Dynavision 2 pela Dynacom, decidiram mudar o clone com a aparencia externa.
    O que pouca gente sabe e que o Atari 7800 quase foi lançado no Brasil. O grupo Gradiente, detentora dos direitos sob a marca da Atari no Brasil a época do lançamento, chegou a renovar os direitos da marca para a produção do Atari 7800. Porém, receosa dos fracassos do Atari 5200, que nem chegou a ser fabricado no Brasil em detrimento do aumento da produção do Atari 2600, que teve vida bastante longa no Brasil, e se devendo ao baixissimo sucesso do 5200 nos EUA e Europa, optou em não renovar a detenção da marca Atari e não produzir o novo console Atari 7800, optando em produzir o Phantom System clone do Nes que era fenomeno em todo o mundo e produzir jogos licenciados pela nintendo no Brasil. No entanto, com toda a linha de montagem já pronta para produzir o Atari 7800 a opção foi manter a carcaça do Atari 7800 e adaptar o hardware do Nintendo dentro.


Abaixo um comercial do console.





Nenhum comentário:

Postar um comentário